O livro Contos de Charles Perrault é fantástico

O livro Contos de Charles Perrault é fantástico

Resenha

Por

Era uma vez... quantas vezes não ouvimos histórias maravilhosas com essa frase de entrada não é mesmo?

Certamente essa é uma das capas mais lindas que eu vi nos últimos tempos, a Paulinas fez um excelente trabalho.

Com tradução de Eliana Bueno-Ribeiro e ilustrações do pintor e desenhista Gustave Doré, o livro "Contos de Charles Perrault" apresenta 11 contos do escritor francês que é considerado o "Pai da Literatura Infantil", seguindo sua ordem cronológica de publicação.

Algo bem legal é que o texto foi traduzido diretamente da versão original, com as lindas ilustrações que constavam da primeira edição da obra, publicada em 1862, por iniciativa de Jules Hetzel.

A Bela Adormecida no Bosque

Uma velha fada fica furiosa em não ter sido convidada para o batismo de uma jovem princesa, por isso a amaldiçoou dizendo que ela morreria espetando o dedo em um fuso de uma roca (fiador de lã), mas uma fada bondosa conseguiu desfazer parte do feitiço, dizendo que ela apenas dormiria por cem anos até que o filho de um rei a acordasse.

Chapeuzinho Vermelho

Ao contrário do que estamos acostumados, na história original a Chapeuzinho nunca pegou o caminho mais curto, foi o lobo, enquanto ela foi pelo mais longo brincando e colhendo flores.

Originalmente esse conto foi feito para mulheres jovens e adultas, o que faz o final ser bem diferente do que já conhecemos popularmente, chegando a ser aterrorizante.

O Gato de Botas

Também conhecido como o conto do Mestre Gato, essa história conta da herança deixada por um moleiro a seus três filhos, um moinho, um asno e um gato, onde foi repartida do mais velho para o mais jovem, deixando o filho mais jovem indignado por ter recebido apenas um gato e pretendia comer o gato e usar sua pele, quando o gatuno lhe disse ser muito especial para virar jantar.

A astúcia e agilidade do gato, além claro, de sua grande inteligência rende um conto muito legal e moralista, onde o mais importante é a sabedoria.

Cinderela

Também conhecido como o conto da Pequena Pantufa de Vidro, essa história conta a vida de uma jovem que sofre com o desgosto de sua madrasta, que não suporta sua bondade e beleza, fazendo dela uma verdadeira escrava enquanto suas irmão vivem do bom e do melhor. Até que em um certo dia, o filho do rei promove um baile e com a ajuda de sua fada madrinha, Cinderela tem a grande chance da sua vida.

A moral fica que a beleza é boa para ser admirada, mas a bondade é ainda melhor e não tem preço.

Eu não posso contar aqui, mas você vai se surpreender ao descobrir o significado de "Cinderela".

Charles Perrault

contos-de-charles-perrault

Charles Perrault (Paris, 12 de janeiro de 1628 – Paris, 16 de maio de 1703) foi um escritor e poeta francês do século XVII, que estabeleceu as bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, o que lhe conferiu o título de "Pai da Literatura Infantil". As suas histórias mais conhecidas são Le Petit Chaperon rouge (Chapeuzinho Vermelho), La Belle au bois dormant (A Bela Adormecida), Le Maître chat ou le Chat botté (O Gato de Botas), Cendrillon ou la petite pantoufle de verre (Cinderella), La Barbe bleue (Barba Azul) e Le Petit Poucet (O Pequeno Polegar). Contemporâneo de Jean de La Fontaine, Perrault também foi advogado e exerceu algumas atividades como superintendente do Rei Luís XIV de França. A maioria de suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para várias formas de expressões, como o teatro, o cinema e a televisão, tanto em formato de animação como de ação viva.

  • Capa
  • Introdução
  • Sinopse
  • Leitura
  • Histórias
  • Finais
  • Papel
Total Geral
Sensacional! 4,9

Você já leu o livro Contos de Charles Perrault? Deixe seu comentário:

Nesta edição, o leitor entra em contato com histórias que fundaram o que conhecemos hoje como Contos de Fadas.

Contos de Fadas

“A Bela Adormecida no Bosque” (1695), “Chapeuzinho Vermelho” (1695) e “Pequeno Polegar” (1697), entre outros clássicos da Literatura Infantil, podem ser apreciados em sua dimensão original, acompanhados de notas, comentários e anotações de especialistas que constituem um precioso guia de leitura. Essas referências, mais do que situar os leitores atuais no contexto em que foram escritos os contos de Perrault, revelam como a obra do escritor francês, voltada aparentemente ao universo infantil, tem em seu substrato uma reflexão abstrata sobre a conduta humana, cuja moralidade é sua expressão concreta.

Nesse sentido, esses 11 contos, que podem ser lidos como pequenos “romances” de aprendizagem, têm um caráter essencialmente iniciático e propõem modelos de conduta que dão um sentido à vida. Trazem em seu bojo, portanto, uma lição que se dirige, de fato, mais aos adultos do que às crianças. Cabe ao leitor atento saborear as sutilezas dessa dubiedade: contos para crianças que não são infantis. Esta obra é um convite para apreciar a delicadeza e a elegância do texto imagético de Charles Perrault, tão bem representado pelas ilustrações de Gustave Doré, mas, sobretudo, para desvelar a profunda reflexão sobre a conduta humana escondida sob a rubrica de contos infantis.

Ficha técnica

Título: Contos de Charles Perrault
Organizador: Claude Aziza
Tradutora: Eliana Bueno-Ribeiro
ISBN: 978853563937
Formato: 18,0 x 25,0 cm
Código: 527505

ISBN: 978853563937X

+ Literatura Estrangeira

Livro Ninfeias Negras – Bussi, Michel – ISBN: 8580416329
Livro Ninfeias Negras – Bussi, Michel – ISBN: 8580416329
Livro Fallen – Kate, Lauren – ISBN: 8501108391
Livro Fallen – Kate, Lauren – ISBN: 8501108391
Livro Fallen (capa Do Filme) – Kate, Lauren – ISBN: 8501109215
Livro Fallen (capa Do Filme) – Kate, Lauren – ISBN: 8501109215
Livro Assassin⠹s Creed – Livro Oficial Do Filme – Golden, Christie – ISBN: 8501109304
Livro Assassin⠹s Creed – Livro Oficial Do Filme – Golden, Christie – ISBN: 8501109304

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,